segunda-feira, 18 de janeiro de 2021

Neurobiologia das emoções

Emoção é uma reação aguda que envolve pronunciadas alterações somáticas, experimentada como uma situação mais ou menos agitada.

A sensação e o comportamento que expressam, bem como a resposta fisiológica interna à situação-estímulo, constituem um todo intimamente relacionado, que é a emoção propriamente dita. Assim a emoção tem ao mesmo tempo componentes fisiológicos, psicológicos e sociais – posto que as outras pessoas constituem geralmente os maiores estímulos emotivos em nosso meio civilizado (DAMÁSIO, 2000, p. 55).

Histórico
  • Darwin, W. James e Freud realizaram estudos acerca da emoção, mas estes foram negligenciados pela neurociência até a última década do Século XX.
  • Em pouco tempo foram identificados os estágios e locais da emoção.
  • Se estabeleceu também a diferença entre sentimento e emoção.
Emoções
  • Emoções integram o raciocínio e as tomadas de decisão.
  • Há uma interdependência entre razão e emoção.
  • A interação entre elas está relacionada à aprendizagem.
  • É a emoção que havia os estímulos educacionais.
Deleuze (1988-89)
Abecedário, P de Professor
Uma aula é uma espécie de matéria em movimento. É por isso que é musical. Numa aula, cada grupo ou cada estudante pega o que lhe convém.
Uma aula ruim é a que não convém a ninguém. Não podemos dizer que tudo convém a todos. As pessoas têm de esperar. Obviamente, tem alguém meio adormecido. Por que ele acorda misteriosamente no momento que lhe diz respeito? Não há uma lei que diz o que diz respeito a alguém. O assunto de seu interesse é outra coisa. Uma aula é emoção. É tanto emoção quanto inteligência. Sem emoção, não há nada, não há interesse algum. Não é uma questão de entender e ouvir tudo, mas de acordar em tempo de captar o que lhe convém pessoalmente. É por isso que um público variado é muito importante. Sentimos o deslocamento dos centros de interesse, que pulam de um para outro. Isso forma uma espécie de tecido esplêndido, uma espécie de textura.

As emoções afetam
  • A atenção, a memória e a motivação para a prática.
  • A autoestima e a autoconfiança para enfrentar os problemas e tomar decisões.
Emoção e sentimentos
  • Emoção: Age no corpo desde as expressões faciais e as posturas até as mudanças nas vísceras e no meio interno.
  • Sentimentos: São percepções daquilo que ocorre no nosso corpo e na nossa mente durante a emoção.
Emoção
Conjunto de reações orgânicas que podem ser percebidas por um observador externo, mas seus mecanismos não requerem consciência daquele que as vivenciam. É pública e usualmente não consciente.

Sentimentos
Percepção mais consciente do efeito emocional, tende a ser privado e consciente, mas também pode ocorrer sem a percepção consciente.


Referências
DAMÁSIO, A. O mistério da consciência. São Paulo: Cia das Letras, 2000.
DA SILVA, Fábio Eduardo. Fundamentos da Neuropsicopedagogia. Paraná: Uninter, 2015.
GOLEMAN, D. Inteligência emocional: a teoria revolucionária que redefine o que é ser inteligente. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.

Créditos: Prof.a Dra. Adriane da Silva Machado Möbbs

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Utilize com moderação.