terça-feira, 12 de janeiro de 2021

Dilema ético

Como professor do quadro do magistério público, vejo como um problema ético a falta de comprometimento de governos para com a educação escolar pública, uma vez que esses deveriam garantir condições sociais e econômicas para famílias e profissionais da educação, bem como estruturas físicas e administrativas das escolas para que essas possam garantir o cumprimento da LEI Nº 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1996.

Somente por um viés ético não seriam encontradas soluções para os problemas da escola e ensino públicos, em nossa interpretação os governos deveriam seguir à ética deontólogica ou ética do dever em Kant, que tem como imperativo categórico: o prevalecimento do dever, ou seja cumprir à Constituição Federal.

Mas na contemporaneidade com o advento do neo liberalismo econômico, governos não estão cumprindo essas tarefas que deveriam ser do Estado conforme a CF brasileira, no seu artigo 205.

Nesse caso os fins não justificariam os meios, ou seja, a falta de comprometimento dos governos com a educação escolar pública, estaria sendo feito à luz de uma ideologia politica (liberalismo econômico), e não como dever do Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Utilize com moderação.